bíblia on-line

Regional 1

1ª CAMPANHA 2013 – SOU UM BEM-AVENTURADO


TEMA – O ANO DA RESSURREIÇÃO – MT.5: 3-12

SOU UM BEM-AVENTURADO
1ª SEMANA – QUEM É COMO TÚ?

06/03/2013

Deuteronômio 33:29 – Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.

No Monte, nas altas montanhas sempre foi o lugar escolhido por Jesus para grandes ensinos.

Há em toda a Bíblia 73 citações que falam de bem-aventuranças. Só no Novo Testamento há 50 citações. Esta palavra é uma promessa de felicidade e prosperidade, proferida por Deus para aqueles discípulos tementes que fazem a sua vontade.

Muito mais do que falar de bem-aventuranças é falar do por que um bom comportamento é reconhecido e honrado por Deus.

O mundo em que vivemos é o mundo do desvalor, da mediocridade e o de levar vantagens sobre tudo e a todos. Os que são reconhecidos e louvados são os corruptos, ladrões, os desonestos. Os íntegros, os sinceros são tidos como tolos, bobos, lesos e abestalhados.

Discurso de Rui Barbosa No senado Federal: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

I Reis 10:8 – Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria!

Jó 5:17 – Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.
  • “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
  • Onde fica este reino? O que é o reino dos céus?

São aqueles que reconhecem de coração ser pobres no sentido de não poderem realizar nenhum bem sem assistência divina e que não têm nenhum poder em si mesmos que os ajude a fazer o que Deus requer deles.

Quando Jesus disse: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”, Ele não estava denunciando a moral do povo. Ele não estava apregoando um reino humano ( Jo 18:36 ). Também não estava em busca de uma melhoria na condição socioeconômica do povo ( Jo 12:8 ). Antes Jesus estava se apresentando ao povo por parábolas.

Com a sua mensagem, Jesus expôs ao povo que Ele é o acesso ao reino dos céus, e que todos aqueles que reconhecessem que eram pobres de espírito, estes seriam bem-aventurados. Àqueles que reconhecessem a precária condição espiritual que se encontravam, pertenciam o reino dos céus, que é Cristo. Eles precisavam reconhecer que eram necessitados espiritualmente.

2ª SEMANA – QUAL CAMINHO QUE TEMOS SEGUIDO? QUE TIPO DE CONSELHO ESTAMOS OBEDECENDO?

13/03/2013

Salmos 1:1 – BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Através dessas bem-aventuranças podemos entender o caráter de Deus, seu amor para com suas criaturas e sua justiça em dar a cada um o que verdadeiramente merece.

O reconhecimento de Deus aos homens diz respeito a várias atitudes e atividades que estes realizam no dia a dia; mas, também fala de reconhecimento de grupos sociais excludentes, marginalizados, fala de povos, nações que temem a Deus.

O conselho de Deus aos homens nos leva a repensar as nossas atitudes em relação à vida que levamos; se ela espiritual ou na vida secular. Deus nos dá a oportunidade de através de Sua palavra observarmos os seus estatutos, os seus ensinamentos para vivermos na sua presença, no centro da sua vontade.

  • SL 32: 1 = “Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada”.
  • SL 40: 4 = “Bem-aventurado o homem que põe a sua confiança no Senhor e não pende para os arrogantes”.
  • Deus é justo juiz e sabe reconhecer e dar honra aos que persistem andando nos padrões por Ele exigidos conforme a Sua Palavra.
  • O sermão do monte trata da ética absoluta do reino de Deus; “conseqüentemente, qualquer pessoa que se diga filho de Deus, ou que diz conhecê-lo, ou pertencer ao seu reino, ou ser membro de seu corpo, a igreja; em suma, todos aqueles em que seja notória a ausência destas qualidades, é mentiroso e não conhece a verdade”. Russel Champlim
  • Os reconhecimentos das qualidades e das virtudes, dos que produzem frutos dignos de filhos de Deus, é externado por Jesus neste sermão.
  • “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.

 

  • O sermão prossegue: “Bem-aventurados OS QUE CHORAM…”. A bem-aventurança depende da emoção humana? O choro como conseqüência direta de uma emoção humana concede o favor de ser consolado?
  • Não! A idéia apresentada neste versículo complementa a anterior.O choro denota a condição de impotência frente a questões impossíveis. Após reconhecer a condição de miserabilidade espiritual, a reação do homem é o choro.
  • A única ação de um miserável é o choro, e serão consolados!
  • Para que o abatido seja consolado, é preciso que habite com alguém que lhe arranque da miséria: “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos” ( Is 57:15 ; Sl 51:17 ).

São os que lamentam tanto os seus próprios pecados e falhas, como o mal tão preponderante no mundo, causando tanto sofrimento e miséria. A simpatia que nasce desta lamentação traz consolação desde agora para aqueles que a praticam.

3ª SEMANA – VOCÊ TEM UM CORAÇÃO PERDOADOR?

20/03/2013

Salmos 32:1 – Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

Salmos 32:2 – Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.

A mensagem de Jesus possivelmente formou um impasse na mente dos ouvintes: Moisés, o homem mais manso da terra não conseguiu herdar a terra, como herdar a terra se os ouvintes não se consideravam maiores que Moisés “E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” ( Nm 12:3 ).

Se Moisés, considerado um dos homens mais manso da terra, não conseguiu herdar a terra, qual a intenção de Jesus ao declarar que os mansos são felizes?

Mas a pergunta persiste: Quem são os mansos? Qual é a terra a se herdar?

Jesus é a resposta: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” ( Mt 11:29 ).

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;”

“….aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”

Observe a relação entre os dois versículos: aqueles que se deixarem instruir por Jesus, o Mestre por excelência, estes serão felizes por alcançar o prometido, descanso para as almas. Estes serão bem-aventurados por alcançar o prometido: a promessa de herdar a terra equivale ao descanso para a alma para aqueles que se deixarem instruir.

Quando Jesus falou ‘bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra’, não foi com o intuito de concitar os ouvintes a que tivessem uma personalidade semelhante ou superior a de Moisés.

Quando Jesus afirmou que os mansos herdarão a terra, Ele não fez referência a elementos deste mundo, mas ao descanso preparado por Deus. A ‘terra’ representa um lugar de descanso que Deus preparou para os que aprenderem daquele que é por excelência manso de coração “Ora, nós, os que temos crido, entramos no descanso…” ( Hb 4:3 -10).

O sermão do monte nos mostra como estão nossos frutos espirituais. Trata-se de uma radiografia de nosso interior, e é uma identificação de nosso passaporte para os céus.

As oito “Bem-aventuranças…” de Mt cinco, descreve o caráter, o valor e a honra de pertencer ao reino de Deus.

  • “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.

São aqueles que se humilham diante de Deus por reconhecerem sua total dependência dele. Como conseqüência são gentis no trato com os outros.

4ª SEMANA – QUE RESPOSTAS VOCÊ TEM OBTIDO DO SENHOR?

27/03/2013

Salmos 34:8 – Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

A fama de Jesus havia criado uma expectativa na multidão, e quando Jesus falou sobre a bem-aventurança, materializou-se a esperança dos ouvintes. Anos após anos os pais anunciavam aos filhos uma época de alegria plena, mais ainda não tinham experimentado da alegria prometida por Deus.

O sermão do monte iniciou-se com uma mensagem de alegria a um povo oprimido e sem esperança. Jesus apresenta uma esperança viva, porém, o discurso endurece logo em seguida. O povo esperava refrigério e segurança nesta vida. Esperavam um Messias que os libertasse da escravidão política.

Para compreendermos a mensagem de Jesus, é necessário observarmos alguns versículos do Antigo Testamento e a dinâmica do aprendizado da Escritura naquela época. Dentre vários versículos destacamos:

“Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas” ( Dt 33:29 );”Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” ( Sl 65:4 );”Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios” ( Sl 34:8 );”Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados” ( Sl 84:5 ).

Percebe-se que Jesus não estava se referindo à justiça que é administrada nos tribunais dos homens! A abordagem de Jesus em momento algum teve objetivos político. Jesus não estava preocupado com os problemas atrelados as injustiças sociais. Jesus não estava promovendo mais uma obra de caridade.

Não! O sermão do monte trata de questões eminentemente espirituais.

Os religiosos pareciam justos, mas a natureza deles era incompatível com a divina: estavam plenos de iniqüidade.

Jesus não se ocupou em estabelecer um novo padrão de conduta para os seus ouvintes. Também não foi oferecido felicidade e alegria com base nas emoções e motivações humanas.

A felicidade do homem neste mundo envolve outros aspectos e não está vinculado ao que Cristo apregoou no sermão do monte “Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a” ( 1Pd 3:10 -11).

Aqueles que se deixam instruir por Jesus, o manso e humilde de coração, livram-se da condição de miséria espiritual conforme foi apregoado tempos depois “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” ( Jo 8:31 -32).

E hoje, qual a é a nossa expectativa quanto as bem-aventuranças? O que elas representam para nós? O que temos ensinado aos nossos filhos? Qual a esperança das bem-aventuranças hoje se cumprirem na vida da nossa família? Temos essa resposta de forma concreta? Precisamos ter essa certeza: os Judeus tinham essa certeza, por isso eles ensinavam aos seus filhos.
  • “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”.

São os que, por ansiarem por ver o triunfo final de Deus sobre o mal e o seu reino plenamente estabelecido, anseiam também por fazer eles próprios o que é justo e reto.

Salmos 65:4 – Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.

5ª SEMANA- TEMOS SIDO SÁBIOS AO ADQUIRIR CONHECIMENTO?

03/04/2013

Provérbios 3:13 – Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;

METÁFORA DA AGULHA E DA LINHA

É importante lembrar que naquela época um livro era caríssimo, e o povo não tinha acesso ou não sabiam ler, o que fortalecia a necessidade de memorizar o que era lido. Eles dependiam da leitura no templo para ouvirem trechos da lei, dos profetas e dos cânticos. O livro de Provérbios e os Cânticos dos Salmos auxiliavam em muito no processo de memorização.

Outra característica dos textos que fazem referência a bem-aventurança é a conexão com o nome do Deus de Israel. No Antigo Testamento a ideia da bem-aventurança decorre do favor de Deus para com os homens.

Um mestre sempre se assentava para ensinar e Jesus assentou sobre o monte cercado pelos seus discípulos e pela multidão. A multidão ao ver que Jesus se assentou, cercou-lhe ansiosa para ouvir o discurso.

Hoje, temos além da facilidade de ter a Bíblia em nossas mãos para usá-la a qualquer momento, temos o principal, o Espírito Santo de Deus em nossas vidas para nos dá o entendimento da sua palavra.

  • “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.

São os que se acham indignos das misericórdias de Deus e que, não fosse por essa misericórdia eles não seriam apenas pecadores, mas pecadores condenados.

Salmos 40:4 – Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.

Os misericordiosos são aqueles que se sensibilizam diante da miséria e da necessidade dos outros. Deus promete que os tratará com igual misericórdia, especialmente no último dia.

6ª SEMANA – SE PERMANECERDES FIRME A MISERICÓRDIA TE ALCANÇARÁ.

10/04/2013

Isaías 30:18 – Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam.

Jesus havia percorrido toda a Galiléia curando os enfermos, ensinando nas sinagogas e pregando o evangelho. A notícia de suas ações percorria todas as cidades. Uma grande multidão vinda de várias cidades o seguia ( Mt 4:25 ).

Vendo Jesus a grande multidão subiu a um monte e assentou-se ( Mt 5:1 ); os seus discípulos aproximaram-se e ele passou a ensiná-los!

Há muito tempo que o povo ouvia falar das bem-aventuranças prometidas nas escrituras, mas a situação era de opressão e miséria.

A fama de Jesus havia criado uma expectativa na multidão, e quando Jesus falou sobre a bem-aventurança, materializou-se a esperança dos ouvintes. Anos após anos os pais anunciavam aos filhos uma época de alegria plena, mais ainda não tinham experimentado da alegria prometida por Deus.

O sermão do monte iniciou-se com uma mensagem de alegria a um povo oprimido e sem esperança. Jesus apresenta uma esperança viva, porém, o discurso endurece logo em seguida. O povo esperava refrigério e segurança nesta vida. Esperavam um Messias que os libertasse da escravidão política.

Qual a mensagem Jesus transmitiu ao povo no sermão do monte? Sobre que alegria Jesus falou? Que esperança foi transmitida? A alegria prometida dependia do cumprimento de mais normas e regras?

O Deus cheio de misericórdia esta sempre esperando a nossa decisão de buscá-lo em Espírito e em verdade. Ele mesmo sendo o Deus todo poderoso esta buscado verdadeiros adoradores que O adore em Espírito e em verdade. Ele hoje pergunta: Eu posso contar com você? Você é esse adorador?

Só é possível ver a Deus quando se está limpo de coração, e a palavra de Deus tem esta função, remover todas as impurezas. Por meio da palavra do evangelho os discípulos estavam limpos. De igual forma, todos quantos ouvirem do evangelho e crerem em Cristo também estão limpos: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” ( Jo 15:3 ).

O novo homem é criado através do poder de Deus que o evangelho contém, e por meio desta nova criação o homem passa a ter um novo espírito e um novo coração, limpo de impurezas ( Rm 1:16 ; Jo 1:12 -13). Estes são os Regenerados.

Alguém pode questionar: Como é possível ver a Deus? João responde: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” ( Jo 1:18 ).

Aqueles que são instruídos por Cristo verão a Deus, pois estão completamente lavados pela palavra do evangelho.

  • “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão  Deus”.
  • Quem são os limpos de coração? Como alcançar esta condição?

São os que são livres da tirania do “eu dividido,” e que não ficam tentando servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo.

Salmos 41:1 – BEM-AVENTURADO é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.

7ª SEMANA – JESUS NOS PERGUNTA: ENTENDIS O QUE VOS TENHO FEITO ?

17/04/2013

João 13:17 – Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as PRATICARDES.

Jesus apresenta uma esperança viva, porém, o discurso endurece logo em seguida. O povo esperava refrigério e segurança nesta vida. Esperavam um Messias que os libertasse da escravidão política.

Qual a mensagem Jesus transmitiu ao povo no sermão do monte? Sobre que alegria Jesus falou? Que esperança foi transmitida? A alegria prometida dependia do cumprimento de mais normas e regras?

Ainda hoje há uma série de perguntas não respondidas por nós em relação ao reino de Deus.

Pelo simples fato de você esta na igreja confessando o Senhor Jesus como teu Senhor e salvador já é um grande milagre. Só que estamos tão preocupados em pedir que tudo o que recebemos de Deus nós somos ingratos e não nos lembramos de agradecê-lo por tantas bênçãos recebidas.
O Senhor continua de braços abertos, olhos sobre nós e ouvidos atentos as nossas orações Ele jamais nos abandona; então porque nós o abandonamos com tanta facilidade?

Ele lavou os pés dos discípulos, os chamou de amigo ao invés de servo e nós o que fazemos para esse Deus que nos ama tanto? Você sabe responder?

Salmos 65:4 – Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.
Ele prometeu que voltaria para nos buscar, que prepararia morada para onde Ele estiver estejamos nós também e a nossa parte no trato? Temos cumprido a o Seu ide? Os seus estatutos? Somos dignos de tanto amor? Amados a hora é agora de abrirmos os nossos corações e dizer: Senhor, a partir de hoje eu quero esta contigo em qualquer circunstância da minha vida; só que essa declaração tem que ser do mais profundo do coração, não apenas de lábios.
  • “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.
  • Quem são, e o que é ser um pacificador? Seriam aqueles que repudiam a guerra? Não!
  • Os pacificadores são aqueles que levam as boas novas de paz. Àqueles que anunciam que Deus está em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo! Estes são os pacificadores “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pós em nós a palavra da reconciliação” ( 2Co 5:19 ).
  • Tais pacificadores são os que estão em paz com Deus, que é o ‘autor da paz e apreciador da concórdia; são também os que se mostram verdadeiramente filhos de Deus, esforçando-se para aproveitar qualquer oportunidade que se lhes abra para efetuar a reconciliação entre aqueles que estão em desavença.
VERSÍCULOS RELATIVOS
Jó 29:11 – Ouvindo-me algum ouvido, me tinha por bem-aventurado; vendo-me algum olho, dava testemunho de mim;  Salmos 2:12

12 – Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.

Salmos 72:17 – O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado. Salmos 84:4

4 – Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.) Salmos 84:5

5 – Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Salmos 84:12

12 – SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. Salmos 89:15

15 – Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó SENHOR, na luz da tua face. Salmos 94:12

12 – Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei; Salmos 106:3

3 – Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos. Salmos 112:1

1 – LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. Salmos 119:1

1 – BEM-AVENTURADOS os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR. Salmos 119:2

2 – Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. Salmos 127:5

5 – Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta. Salmos 128:1

1 – BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 144:15

15 – Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR. Salmos 146:5

5 – Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus. Provérbios 3:13

13 – Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Provérbios 3:18

18 – É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm. Provérbios 8:32

32 – Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Provérbios 8:34

34 – Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Provérbios 14:21

21 – O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado. Provérbios 16:20

20 – O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado. Provérbios 20:27

27 – O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre. Provérbios 28:14

14 – Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. Provérbios 29:18

18 – Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado. Isaías 30:18

18 – Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam. Isaías 32:20

20 – Bem-aventurados vós os que semeais junto a todas as águas; e deixais livres os pés do boi e do jumento. Isaías 56:2

2 – Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal. Daniel 12:2

2 – E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Malaquias 3:12

12 – E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:15

15 – Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam. Mateus 11:6

6 – E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim. Mateus 13:16

16 – Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Mateus 16:17

17 – E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 24:46

46 – Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Lucas 6:20-22

20 – E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.

21 – Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.

22 – Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Lucas 7:23

23 – E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar. Lucas 10:23

23 – E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes. Lucas 11:27-28

27 – E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.

28 – Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. Lucas 12:37-38

37 – Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.

38 – E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Lucas 12:42-43

42 – E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?

43 – Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Lucas 14:13-14

13 – Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,

14 – E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. João 13:14-17

14 – Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

15 – Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

16 – Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

17 – Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. João 20:29

29 – Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Romanos 4:6-8

6 – Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:

7 – Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos.

8 – Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. Romanos 14:22

22 – Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. I Timóteo 1:11

11 – Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado. I Timóteo 6:15

15 – A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Tiago 1:12

12 – Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1:25

25 – Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 5:11

11 – Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. I Pedro 3:14

14 – Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;  I Pedro 4:14

14 – Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Apocalipse 1:3

3 – Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 14:13

13 – E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. Apocalipse 16:15

15 – Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. Apocalipse 19:9

9 – E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 20:6

6 – Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 22:7

7 – Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. Apocalipse 22:14

14 – Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *