bíblia on-line

Os sete Nomes Redentivos de Deus


Bp. Átila e Bpa. MaildeDesde o Antigo Testamento, mediante os 7 Nomes Redentivos de Deus, a Bíblia nos aponta para 7 tipos diferentes de orações específicas, veja-se:
1. YEHOVAH – IREÉ (Jeová Jirê = O Senhor proverá).
“Eis um carneiro detrás dele. Tomou-o e ofereceu-o e chamou o nome daquele lugar: O Senhor proverá” (Gênesis 22:13 e 14).

Ele suprirá todas as nossas necessidades e já proveu um sacrifício para nós. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).
2. YEHOVAH-ROFÊ-HÁ (O Senhor que te sara).
“Nenhuma das enfermidades porei sobre ti, porque sou o Senhor que te cura” (Êxodo 15:26).
Ele cura os nossos corpos, bem como restaura as nossas almas; “É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades” (SaImos 103:3).
3. YEHOVAH-NISSI (O Senhor é a minha bandeira)
“E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA”. (Êxodo 17:15).
A vitória sobre a carne em nossas vidas (simbolizada por Amaleque) vem inteiramente de Deus. Nele “faremos proezas”, (SaImo 60:12) “Vindo o inimigo contra nós, como uma torrente de águas o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira”, (Isaías 59:19). A bandeira do Espírito Santo é Jesus!
4. YEHOVAH-SHALOM (O Senhor é paz).
“Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou: O Senhor é paz” (Juízes. 6:24).
“Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, mediante o Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5: 1).
“Havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliou consigo todas as coisas” (Colossenses 1:20).
5. YEHOVAH-ROHÍ (O Senhor é o meu Pastor), (SaImos 23:1). Neste Salmo há todos os demais Títulos Redentivos de Deus. Em o Novo Testamento, o Senhor Jesus é apresentado com este Nome em três aspectos distintos: é o Roê Tov, o Bom Pastor, que há de manifestar-se para trazer recompensa aos que o amam e lhe servem fielmente.
“Quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória”. (I Pedro 5:4).
6. YEHOVAH-TSIDKENÚ (O Senhor justiça nossa)
“… E este será o Nome com que O Nomearão: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.”(Jeremias 23:6).
Não possuímos justiça própria, mas Deus é a nossa justiça.
“Toda a nossa justiça é como trapo da imundícia.” (Isaías 64:6)
“Jesus Cristo o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, JUSTIÇA, santificação e redenção” (I Coríntios 1:30).
“Aquele que não conheceu pecado, se fez pecado por nós; para que Nele fôssemos feitos justiça para Deus” (II Coríntios 5:21).
7. YEHOVAH-SHAMÁH (O Senhor é presente);
“E o nome da cidade desde aquele dia será: o SENHOR ESTÁ PRESENTE”. (Ezequiel 48:35).
É o “Emmanuel”: Isaías 7:14: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel, que significa Deus conosco”;
Mateus 1:23 “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco”;
O desejo supremo de Deus é habitar com seu povo “Achando as minhas delícias com os filhos dos homens” (Provérbios 8:31).
David Há Méler, o grande Rei Davi do Salmo 91, nos ensina estes sete tipos de oração, invocando os 7 Nomes Redentivos de Deus, no Salmo 23. Veja-se:
O SENHOR é o meu pastor, (YEHOVAH ROHÍ), nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. (YEHOVAH-SHALOM)
Restaura (cura, sara, sana) a minha alma (YEHOVAH-ROFÊ-HÁ);
Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. (YEHOVAH-TSIDKENÚ)
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (YEHOVAH-SHAMÁH)
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. (YEHOVAH-NISSI)
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. (YEHOVAH – IREÉ)
O Profeta Daniel, quando cativo na Babilônia, na casa em que morava, abriu uma janela, na direção de Jerusalém, e todos os dias, três vezes ao dia, se punha de joelhos, pela manhã, pela tarde e pela noite, e orava ao Senhor, as três orações Judaicas: SHACHARIT (oração da manhã); MINCHÁ (oração da tarde); MAARIV (oração da noite). Na língua hebraica “CH” se pronuncia “R”, como na palavra RUA. Logo, a pronúncia correta do nome das orações é: SHARARIT; MINRÁ.
Em o Novo Testamento, o Senhor Jesus é o nosso maior exemplo de perseverança em oração, e a consequente prova irretorquível da Sua completa dependência de Deus:
Após o Seu batismo, no Jordão, por Seu primo João Batista, Ele foi para o Deserto da Judéia para jejuar e orar (Mateus 4:2).
Em Lucas 6:12-13, diz o Médico Amado que o Senhor Jesus levou a noite toda em oração e cedo pela manhã saiu a escolher os Seus Discípulos.
Não era algo sazonal. Era hábito: “cedo pela manhã, fazendo ainda escuro, o Senhor Jesus costumava sair para orar” (Marcos 1:35)
Retirou-se para orar, e orientou aos Seus Discípulos a atravessar o Mar, e foi encontrá-los andando sobre as águas. (João 6:19)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *