bíblia on-line

#JejumDeDaniel Confira a dica de cardápio da nutricionista Marta Rocha


IMG-20160426-WA0015“Durante o Jejum de Daniel precisamos ter o cuidado de aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes desses alimentos, para realmente substituir a carne. A alimentação isenta de carne, ovos, leites e seus derivados deve ser rica em frutas, verduras, cogumelos, legumes, leguminosas, óleos de boa qualidades (como o de oliva e canola), leite de soja, tofu, oleoginosas, sementes de girassol, sementes de abóbora e cereais integrais.

Segua abaixo um cardápio balanceado para uma boa nutrição durante o jejum:

DESJEJUM –

  • Café puro/leite de soja ou suco (de frutas de preferência), ou vitamina de frutas com leite de soja ( 2 col. de sopa);
  • Cuscuz de milho ou tapioca, ou misto (milho/aveia ou tapioca/linhaça ou milho/chia) – porção média;
  • Leite de coco ou leite de soja (+/- 100 ml), ou margarina (1 col. de sopa);
  • 1 fruta.

OU

  • Café puro/leite de soja ou suco (de frutas de preferência);
  • Aipim ou batata doce ou inhame ou banana da terra ou fruta-pão (porção média), com leite de soja (+/- 100 ml) ou margarina (1 col. de sopa);
  • 1 fruta.

OU

  • Coquetel de frutas (pelo menos três frutas) e 2 col de sopa de cereal ( aveia ou linhaça ou chia)
  • Torta salgada (soja, ervilha, milho), ou panquecas doce ou beiju (frutas amassadas com cereais e orégano) – porção média.

LANCHES (10 E 15h) –

  • 2 porções de frutas ou sucos (300 ml);
  • 2 ou 3 col. de sopa de castanhas ou amendoim branco.

OU

  • Vitamina de frutas com leite de soja (2 col. de sopa);
  • Beiju ou panquecas doces (frutas amassadas com cereais e orégano).

OU

  • Coquetel de frutas (pelo menos três frutas) com 2 col. de sopa de cereais (aveia ou linhaça ou chia).

ALMOÇO –

  • Salada crua à vontade, principalmente com folhas verde-escuras, temparadas com limã e azeite;
  • Salada cozida (3 a 5 col. de sopa cheias);
  • Feijão ou lentilha ou ervilha ou grão de bico ou soja temperados (com ou sem acréscimo de verduras) – 1 concha;
  • Arroz integral ou polido, com couve e/ou cenoura – 3 a 5 col. cheias;
  • Farinha cereal (linhaça/chia/gérmen de trigo/cevada/centeio/quino/aveia) – 2 col. de sopa cheias;
  • Torta salgada de soja/tofu ou panquecas salgadas;

*Sobremesa – Fruta média.

JANTAR –

  • Igual ao desjejum ou ao almoço, conforme hábito alimentar.

CEIA –

  • Mingau de milho ou tapioca ou aveia ou maisena ou cremogema ou leite de soja (+/- 100 a 300 ml).”

 

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo ara a Glória de Deus – 1 Coríntios 10:31

-Marta Rodrigues de Jesus Rocha, Nutricionista e Especialista Clínica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRN 5/1354


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *