bíblia on-line

Jejum de Daniel: O Jejum da Família


O Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores (MBICA) está se preparando para 3 semanas de jejum e oração pelo nosso Ministério e por nossas famílias. Serão 21 dias de Jejum de Daniel, de 01 a 21 de abril, onde todo o MBICA estará unido por este propósito.

O jejum é uma poderosa arma espiritual para a Igreja do Senhor Jesus. A Bíblia nos mostra como homens e mulheres de Deus utilizaram o jejum para obter vitória nas adversidades, como também para expressar arrependimento pelos pecados cometidos e ainda, como estratégia na batalha espiritual.

No Livro de Daniel, cap. 10, vs. 2 e 3, lemos: “Naqueles dias, eu, Daniel, estive triste por três semanas completas. Manjar desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas”. Ao final daqueles dias ele teve uma visão maravilhosa e escatológica de Jesus Glorificado (Teofania), a mesma visão que o Apóstolo São João iria ter cerca de 630 anos depois conforme ele mesmo relata em Apocalipse 1:9-18. Mas uma voz começou a dizer-lhe: “Daniel, homem mui desejado, atento às palavras que te vou dizer e levanta-te sobre os teus pés: porque te sou enviado. Não temas Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”. (vs. 11, 12 e 13).

Reconhecendo o valor inestimável do jejum associado à oração conforme ensinamos no livro texto de preparação do novo decidido: “As Primeiras Lições da Fé Cristã”, e movidos pelo Espírito Santo, conclamamos os irmãos a um jejum de vinte e um dias, a começar no dia 01 de abril e encerrar no dia 21 de abril (sexta-feira), em prol do Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores, no Brasil e Exterior, pelo seu crescimento e expansão; por suas Lideranças, pelas Famílias do Ministério, por nossa Pátria, e por Israel, abençoando o povo judeu no mundo.

É certo que todos desejam que as suas famílias sejam saradas, libertas, salvas pelo Senhor Jesus. Então, é tempo de buscarmos ao Senhor, em jejum e oração sabendo que “não temos de lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as forças espirituais da maldade, nas regiões celestiais”. Ef. 6.12. Assim sendo, venham todos participar deste mover sobrenatural de Deus para que vejamos o nosso desejo que é também o desejo de Deus concretizado em nossas famílias e, consequentemente, em nossa Igreja.

Jejum de Daniel 21 dias de Santificação: Serão 21 dias orando três vezes ao dia (9-15-19:30h), pois jejum sem oração é dieta para emagrecimento, estudando a Palavra, em especial, o Livro de Daniel e o Livro de Tiago; e comendo somente verduras, legumes e frutas, bebendo água e sucos naturais. O jejum é a mortificação da carne e o fortalecimento do Espírito.

AS 21 BÊNÇÃOS PRODUZIDAS PELO JEJUM DE DANIEL

  1. Saúde, beleza  e boa aparência – Daniel 1:15
  2. Robusto, resistente, forte, potente, inabalável, sadia, saudável, sólido, firme – Daniel 1:15
  3. 10 vezes mais sábio que qualquer homem – Daniel 1:20
  4. 10 vezes mais inteligente que qualquer homem – Daniel 1:20
  5. Alcance as bênçãos de 3 anos em 21 dias – Daniel 1:5,19
  6. Foi considerado melhor do que os outros e por isso foi promovido para assistir diante ao Rei – Daniel 1:19
  7. Poder para interpretar sonhos – Daniel 2;6
  8. Enviou o “4º homem” para livrar os amigos de Daniel da fornalha ardente – Daniel 3:25
  9. Deus enlouquece os inimigos – Daniel 4:25
  10. Desvenda enigmas e mistérios – Daniel 5:12
  11. Anda na luz, não conhece as trevas – Daniel 5:12
  12. Poder para resolver casos difíceis – Daniel 5:12
  13. Habita nele o poder do Espírito Santo, seu corpo transformado em templo do Espírito Santo – Daniel 5:12
  14. Deus livra Daniel da cova dos leões – Daniel 6:22
  15. Transformou Daniel em um guerreiro de oração, Daniel orava 3 vezes ao dia – Daniel 6;10
  16. Daniel consagra sua vida durante 21 dias orando, jejuando e pranteando às margens do Rio Tigre – Daniel 10:2-4
  17. As orações de Daniel eram ouvidas – Daniel 10:12
  18. Daniel era um homem amado do Senhor “O anjo disse: Daniel homem muito amado” – Daniel 10:11
  19. Aplicado – aplicaste o teu coração nos seus propósitos a humilhar-se perante Deus – Daniel 10:12
  20. Deus faz de Daniel em homem forte, o anjo toca em Daniel e fortalece – Daniel 1:18-19
  21. Deus envia o arcanjo Miguel para defender Daniel contra os demônios e o anjo Gabriel para explicar a Daniel a visão.

COMO É O JEJUM DE DANIEL: Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei. Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.

Alimentos que você pode comer e beber: Frutas em geral, legumes, verduras, sopas, caldos, saladas, feijão, arroz, farinha, café, cuscuz, soja, sucos naturais, chás e tudo o que for derivado da terra. Durante estes dias você deve abster-se de qualquer hábito que lhe produz prazer carnal. Exemplos: assistir TV, filmes, futebol, novelas, teatro etc. Esteja diante o Senhor, tenha intimidade com Ele, ame, glorifique, escute, priorize-o em todos os momentos e verás o que ocorrerá na sua família.

Pessoas que poderão estar isentas do jejum: Os idosos, gestantes, enfermos que precisam tomar remédio controlados, os que estão com problema de oscilação de pressão arterial, os que foram submetidos à cirurgia e estão em período de recuperação, e os que não desejarem fazer o jejum estão dispensados de jejuar, não esquecendo que também, perderão as bênção decorrentes do jejum.

 


8 respostas para “Jejum de Daniel: O Jejum da Família”

  1. A paz do Senhor Jesus, querida Igreja.
    Eu sou Rosane Ferreira de Jesus, faço parte deste ministerio vivo em Espanha na cidade de Lleida, Catalunia , onde congrego e servio como obrera, na Igreja Biblia Abierta , pastor presendente Ferran Jove Plana.
    É uma grande alegria poder participar deste tempo de jejum e oraçao com a amada Igreja Brasileira.
    Creio e estou firmada nesta palavra profetica ” Ano de florescimento e frutificaçao.

  2. Leo disse:

    Posso fazer o jejum tirando uma refeição do dia

    • Taiana disse:

      Olá, Leo, Shalom. O Jejum de Daniel consiste justamente na retirada de alimentos de origem animal das suas refeições, consumindo apenas o que for de origem vegetal, ou seja, frutas, legumes, hortaliças e seus derivados, acompanhados da rotina de orações por pelo menos 3 vezes ao dia, durante 21 dias, como feito pelo profeta Daniel na Bíblia.

      O Jejum retirando uma refeição ao dia e consumindo alimentos de origem animal não se caracteriza como Jejum de Daniel.

      Os detalhes sobre como fazer o Jejum de Daniel você pode conferir na matéria acima.

  3. Lilia de jesus Campos disse:

    Quem amamenta pode participar?

    • Taiana disse:

      Olá Lilia. Você pode participar caso deseje, mas recomendamos que procure o seu médico para se informar sobre qualquer restrição alimentar.

  4. Elisangela de Jesus Nascimento disse:

    Hola a paz do Senhor Jesus,
    Quero acompanhar a igrega neste jejum de Daniel para ver o florescimento de Deus em muitas áreas da minha vida, família, igrejá e nossa nação e no mundo.
    Moro na Espanha, e me comgrego na Igreja Bíblia Abierta de Lleida .
    Que a graça e a paz do Senhor Jesus seja com todos nois …e que os seus planos e promesas se cumplan.
    Deus abençoe, un saludo.

  5. Claudia disse:

    Pode colocar temperos ais alimentos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *