bíblia on-line

Apresentação

Conheça

 TEMPLOANEXO2

A Igreja Batista do Caminho das Árvores – IBCA, nasceu no bairro do Caminho das Árvores, na Alameda dos Sombreiros, n 463, na garagem da residência do casal Átila e Mailde Brandão. Átila Brandão, na época era satanista, então, a sua esposa, a Pediatra Mailde Brandão celebrava o culto domestico todas as quartas-feiras, junto com os filhos e os empregados da casa orando e jejuando para que o Senhor trouxesse Átila Brandão para o Evangelho. Deus operou de maneira sobrenatural, e se revelou a Átila Brandão a partir do que, ele, também, começou a participar dos cultos domésticos, nas quartas-feiras. Impactado com o Evangelho ele passou a convidar os seus amigos para participarem deste culto, e cada quarta feira o número de participantes aumentava numa progressão geométrica. Por esta razão o culto que era celebrado na sala de visita, passou a funcionar na varanda do jardim e no deck da piscina; com o afluxo de pessoas foi transportado para a garagem que tem capacidade para seis carros grandes e, portanto comportava 100 cadeiras. Depois de algum tempo, Átila Brandão concluiu o Curso de Teologia e foi consagrado ao Ministério Pastoral Batista e passou a dirigir as reuniões, como Pastor da Congregação Batista do Caminho das Árvores vinculada à Igreja Batista Shalom, no bairro da Pituba. No dia 11 de junho de 1988, o Pr. Noel Ferreira da Costa, Presidente da Igreja Batista Shalom, em concílio realizado no Santuário da Shalom, emancipou a congregação tornando-a Igreja Batista do Caminho das Árvores. O Pr. Átila Brandão foi eleito pelos 46 membros fundadores para pastoreá-los, e, em virtude disso foi alugado o Salão de Convenções do Centro Empresarial Iguatemi para acolher a novel Igreja. Com pouco tempo, tornou-se impossível as reuniões naquele local, porque o salão só tinha capacidade para 300 pessoas sentadas. Razão porque, as reuniões foram transferidas para o Centro de Treinamento de Professores da Prefeitura, na Avenida ACM. Em virtude do crescimento vertiginoso, foi conseguido com o então Prefeito de Salvador, Mário de Melo Kertész, a doação de um terreno para construção do Santuário e seus anexos, na Rua A do Loteamento Jardim Vela Branca que teve o seu nome mudado de Rua A para Rua Jesus Cristo de Nazaré nº 01 pela Lei Municipal nº 4695/93, sancionada pela Prefeita Municipal Lídice da Mata.

Clique na imagem para ver mais fotos:

TEMP 001

Visão panorâmica do Ministério IBCA

O que é o Ministério Caminho das Árvores? É uma Escola de Adoradores. O que é um Adorador? No Grego do Novo Testamento, o verbo é PROSKYNÊO, que significa, além de adorar, beijar. PROSKYNÊO, vem de PRÓSOPON = rosto, face, cara; PRÓSOPON, vem de PRÓ + OPS= entre os olhos, fronte; Logo, ADORAR, significa beijar o Rosto de Deus entre os Seus Olhos, na Sua Fronte; Observe o que o Senhor Jesus disse a esse respeito: “O meu Pai procura os verdadeiros adoradores.” (Jo. 4:23 e 24). Quem procura quer achar, quer encontrar, quer conhecer e ser conhecido!… São 3 os Atributos Imanentes, Intrínsecos, Próprios de Deus: 1. Onipotência, El – Shaday, Deus Todo-Potencial: 2. Onipresença, Yehowah Shamah, Presente em todos os lugares ao mesmo tempo; 3. Onisciência, El Ray, o Deus que tudo sabe; o Deus que tudo vê. Mesmo para Deus que tudo pode, tudo sabe, que tudo vê, não é fácil encontrar, por isso Ele tem que procurar, os verdadeiros adoradores. Aquele que adora em espírito, OYKODOMÊ, edifica-se a si mesmo. (você vem dirigindo seu carro e ele morre, o motor desliga. Chama o mecânico, ele diagnostica que a bateria descarregou. Leva para a oficina, coloca-a num carregador, recarrega-a, então, o veículo volta a funcionar à contento. OYKODOMÊ, tem o sentido no Grego moderno de recarregar as suas baterias espirituais com a energia de Deus. O seu veículo que é seu corpo, que tem uma alma e transporta um espírito passa a funcionar à contento. Livre de perturbações, tentações e de tantas outras coisas decorrentes da ação dos poderes inimigos Adorar em verdade… Adorar em verdade, é adorar a Deus recitando para Ele, versículos da Bíblia, a Palavra de Deus. Livra você das doenças, enfermidades, dores, tanto do corpo,quanto da mente (alma) a “tua Palavra é vida para o meu corpo e saúde para os meus ossos”. (Pvs. 4:22 e 16:24). E, ainda, direciona a sua vida e ilumina os seus caminhos: “Lâmpada para os meus pés é tua Palavra, e luz para os meus caminhos.” (Sl. 119:105) Satanás tentando o Senhor Jesus disse-Lhe “eis que eu te darei o mundo inteiro se de joelhos me adorares…” (Lc. 4:7). O segredo está na adoração… satanás sabe disso… Onde, e com quem, satanás aprendeu que para ficar rico e poderoso tem que adorar? No céu, com Deus, quando ele era um Querubim Perfeito. Então, a chave para o seu sucesso, em todas as áreas da sua vida é comer a Bíblia, devorá-la, pois a Bíblia não é para ser lida, é para ser comida: “ Come o rolo deste livro.” (Ez.3: 1 e 2); “ Come este livro.”(Ap.10:8 e 10). É, recitar versículos da Bíblia decorados, seguidamente, ou mesmo lendo a Bíblia em voz alta, para ter a sua fé aumentada e robustecida: “A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.” (Rm. 10:17) Não apartes da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para teres o cuidado de fazeres tudo quanto nele está escrito, da maneira como Moises assim te ensinou, pois agindo assim, tu farás prosperar o teu caminho e prudentemente te conduzirás.” (Jos. 1:9). Esta Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, deve ser a nossa regra de fé e de conduta, deve ser seguida à risca, e por nós deve ser constantemente confessada, e anunciada ou proclamada: “Que esta palavra esteja muito perto de mim na minha boca e no meu coração, para eu praticá-la.”(Deut. 30:14; Rm. 10:8). “Esta é a palavra da fé que pregamos.”(Rm. 10:8).

Declaração de fé

Declaramos a nossa Fé em Jesus Cristo como Único e Todo-Suficiente Salvador, Senhor e Deus e aceitamos as Verdades do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, conforme constam expressas nas Escrituras Sagradas, que constituem a Bíblia, compreendendo os seguintes itens de fé, a seguir indicados: I – Unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo na Deidade – Doutrina da Trindade; II – Soberania de Deus na criação, provisão, revelação, redenção e juízo final; III – Inspiração divina e suficiência absoluta das Escrituras Sagradas e a sua autoridade suprema em tudo o que se relacione com a fé e a conduta do cristão; e fidelidade incondicional à Bíblia inerrante, infalível, e inspirada por Deus; IV – A pecaminosidade e a culpa de todos os homens desde a queda, sujeitando-os à ira de Deus, e à conseqüente condenação dos ímpios para a morte eterna e a ressurreição dos salvos para a vida eterna; V – A redenção da culpa, da pena do poder do pecado unicamente pela morte vicária de nosso substituto e representante, o Senhor Jesus Cristo, o Filho encarnado de Deus; IV – Aceita como verdade incontestável a encarnação, nascimento virginal, a ressurreição corpórea do Senhor Jesus Cristo dentre os mortos e a sua ascensão à mão direita de Deus Pai; VII – A necessidade da obra do Espírito Santo para tornar a morte de Cristo efetiva individualmente para o pecador, concedendo-lhe arrependimento para com Deus, e fé em Nosso Senhor Jesus Cristo; VIII – A justificação do pecador pela graça de Deus, unicamente pela fé em Jesus Cristo; IX – A morada e a obra do Espírito Santo no crente, Batismo no Espírito Santo e ação dos Dons Espirituais; X – A Única e Igreja Universal: A totalidade dos redimidos pelo Sangue do XI – A esperança e a certeza da Volta Pessoal do Senhor Jesus Cristo; fidelidade no cumprimento das determinações e ensinamentos do Senhor Jesus Cristo e proclamação do Evangelho da Graça de Cristo, Imagem de Deus a toda a criatura. METHANOYA = Mudança de mente, mudança de entendimento; “Transformai-vos pela renovação da vossa mente; pela renovação do vosso entendimento.” (Rm.12:2). Se você agora faz parte do Ministério Caminho das Árvores,você não tem que estar atrelado às lembranças de qualquer outro Ministério que você pertenceu no passado.Você não deve pecar contra Deus com o seu saudosismo. “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” (I Rs. 18:21). “Não vos lembreis das coisas antigas, nem considereis as coisas passadas.” (Is. 43:18). “Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, é indigno do Reino de Deus.” (Lc. 9:62). “Se o justo recuar a minha alma não tem prazer nele.” (Heb. 10:38). “Esquecendo-se das coisas que atrás ficam, e olhando para aquelas que estão na frente.” (Fil. 3:13). O Pecado do saudosismo, levou os Israelitas da Igreja de Moises, a se lembrarem das panelas de carne do Egito, Ex. 16:3; Nm. 11:4 – 6.

No seu coração eles voltaram para o Egito

Este é o verdadeiro adultério ou infidelidade conjugal espiritual; Nós somos a noiva de Cristo. Não podemos,nem devemos nos apaixonar por outro. Jesus foi bem claro quando lecionou que, “aquele que olha para uma mulher para cobiça-la, na verdade já adulterou com ela.” (Mt. 5:28). Quando nos lembramos, saudosos, dos relacionamentos antigos com os ministérios anteriores em que vivemos, é uma forma de adultério espiritual de infidelidade ministerial ou eclesiástica!…

Fidelidade

A Deus, em primeiro lugar, porque: “Deus é fiel e a Sua fidelidade dura para sempre. E, embora possamos nos tornar infiéis, Deus, todavia, permanecerá fiel, porque Deus não pode negar-Se a Si mesmo.” (II Tim. 2:13) Saberás, portanto, que o senhor teu Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia, ate mil gerações aos que o amam e guardam os Seus mandamentos.” (Dt.7:9). “O teu amor, ó Senhor, alcança os céus, e a tua fidelidade chega até as nuvens.” (Sl. 36:5). “Alem disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.” (I Cor. 4:2).

Fidelidade ao cônjuge (esposa ou esposo)

“Vós maridos amai as vossas esposas assim como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela.” (Ef. 5:25 e Cl. 3:19). “Tratem as suas mulheres com honra, como vaso mais fraco, a fim de que as vossas orações não sejam impedidas.” (I Pd. 3:7). “Vós mulheres sede sujeitas aos vossos maridos em amor.” (Cl.3:18) (I Pd. 3:1).

Fidelidade aos seus pastores, aos seus líderes, à autoridade espiritual que Deus colocou sobre você

“Toda pessoa esteja sujeita às autoridades superiores, pois não existe autoridade que não venha de Deus, as autoridades que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem terão sobre si mesmo a condenação. …Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem honra,honra , a quem tributo, tributo,a quem imposto, imposto ” (Rm. 13:1,2 e 7). “Obedecei a vossos Pastores e sede submissos a eles. Eles velam pelas vossas almas, como quem há de prestar contas. Obedecei-lhes para que o façam com alegria e não gemendo, pois isto não seria útil.” (Heb. 13:17). “Porque o obedecer é melhor do que sacrificar e atender é melhor do que oferendas.” (I Sm. 15:22b).

Fidelidade / Obediência

Desobedecer, é insubmissão, é rebeldia, é rebelião: “ Pois a REBELIÃO, é como o pecado da FEITIÇARIA, e a INSUBMISSÃO,é como a iniqüidade de IDOLATRIA.” (I Sm. 15:23). Os REBELDES, que segundo a Palavra são FEITICEIROS, são como IDÓLATRAS, pensam que estão salvos, mas, estão indo para o lago de fogo e enxofre, preparado para o diabo e seus anjos: “Mas, quanto aos medrosos, e aos abomináveis e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos FEITICEIROS, e aos IDOLATRAS, e todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte, junto com o diabo, a besta e o falso profeta, e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” ( Apocalipse 21:8 e 20:10). “Amai aos vossos pastores (lembrai-vos dos vossos pastores), que vos falaram a palavra de Deus e, atentando para o êxito da sua carreira, IMITAI-LHES a fé.” (Hb.13:7). Se você consegue amar, se apaixonar pelo seu Líder, pelo seu Pastor, pela Autoridade Espiritual que Deus plantou sobre você, você estará pronto a se doar por ele, a dar a sua vida por ele; Mas, se você ama a visão ou o ministério do seu Líder, você fatalmente irá trai-lo como o fez Judas, o Iscariotes. Veja qual a pergunta que o Senhor Jesus fez ao Apostolo São Pedro, na praia do Mar da Galiléia: “AGHAPAS – ME PETROS, ou PHYLÉO-ME Pedro, você me ama INCONDICIONALMENTE, ou apenas me tem AMIZADE. Se você me ama INCONDICIONALMENTE, apascenta a minha Igreja.” (João 21:15).