bíblia on-line

Blog Bispo Átila

TITANIC: Um frontal ataque a Soberania de Deus!


bp. atilaBispo Patriarca Átila Brandão

Na noite de 14 de abril de 1912 aconteceu a maior tragédia marítima da história, que completou dia 14 de abril de 2012, 100 anos. O Titanic foi construído na Irlanda do Norte, nos Estaleiros Navais de Belfast. O tempo para construção do Titanic foi três anos. No dia 31 de março, ele foi lançado ao mar, mas ainda não estava pronto. O Titanic ficou pronto em 02 de abril de 1912, após 2 dias, no dia 4 de abril, depois de alguns testes, ele saiu do Estaleiro e navegou para o Porto de Southampton, próximo a Londres, importante Porto da Inglaterra. No dia 10 de abril de 1912 ele parte de Southampton comandado pelo Capitão Edward Smith, o mais bem pago homem do mar da época, o transatlântico partiu ao meio dia. Um quase acidente na saída de Southampton, fez com que o transatlântico chegasse atrasado no Porto Francês de Cherbourg.

O RMS Titanic foi o navio mais luxuoso de seu tempo. A decoração do interior do navio ultrapassava as exigências mais elevadas. Havia salas de estar luxuosamente desenhadas e elegantes cabines privativas, muitas decoradas com móveis antigos.

Apesar de toda a sensação de segurança e uma tripulação muito experiente nada disso impediu o seu fim trágico.

O Apóstolo Paulo na lucidez do Espírito Santo escreveu em I Timóteo: “Examinai tudo e retende o que é bom”.

Por isso vamos analisar Biblicamente este fato histórico.

O Titanic tornou-se o símbolo internacional do desastre. Na noite de 14 de abril de 1912 o luxuoso Titanic chocou-se contra um iceberg e afundou no Atlântico norte.

Este navio poderoso, gracioso e luxuoso chamado de inafundável ou insubmersível levou menos de três horas para afundar completamente com a sua proa inclinada para baixo em posição vertical e ali permaneceu no fundo do Oceano Atlântico Norte a quase 4000 metros de profundidade, levando consigo para o tumulo 1523 pessoas que morreram afogadas. Os 713 sobreviventes observaram esse desastre completamente aterrorizados. As pessoas mais ricas do mundo decidiram embarcar nele para celebrar a sua primeira viagem.

Ele tinha uma capacidade máxima para transportar 3547 pessoas, mas na sua primeira viagem, seu cruzeiro inaugural levava apenas 2236 pessoas, entre tripulação e passageiros. Os repórteres relataram, nos jornais daquela época, que o navio era inafundavel e que nem Deus o afundava. Palavras que ouviram de J. Bruce Ismay, Presidente da White Star Line, proprietário do Titanic.

A Bíblia diz que DEUS Não se deixa escarnecer (Gl.6:7). Com Deus não se brinca e de Deus não se zomba.

O Nome Titanic é um frontal ataque a Soberania de Deus. Os titãs nasceram da união entre Urano, que representava o Céu, e Gaia, que seria a Terra. “Os titãs eram seres híbridos, nenhum era humano por completo e todos tinham o poder de se transformar em animais”. Eram seres mitológicos grêgos, que conforme a lenda ajudaram na criação do mundo. O nome titã foi dado pela coragem que tiveram de guerrear contra Deus, e esta é a origem do nome Titanic.

O Comandante do Navio Carpatia, Arthur H. Rostron que resgatou 713 sobreviventes pesquisou a origem do nome Titanic e como experiente marinheiro argumentou: Não estamos nós tentando a Deus?

É fato que o nome Titanic foi como um soco direto na Cara de Deus foi uma expressão da arrogância humana, do orgulho e da rebelião da criatura contra o Seu criador. Em Tiago 4:6 a Bíblia nos diz: “Deus destrói ao orgulhoso”. Em Prov 16:18 a Bíblia diz: “o orgulho precede a ruína”.

Em Prov. 6: 16 a 19 a Bíblia diz : “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.

Em Salmo 107:23,24 a Bíblia diz: “Aquele que descem ao mar em navios, para fazer negócios nas grandes águas. Esses vêem as obras do Senhor e suas maravilhas nas profundezas dos mares.”

O Livro, Titanic o fim de um sonho, que considero uma obra prima da literatura histórica diz: o Titanic foi o corolário da arrogância humana, combinado com o Maximo de segurança

Deus diz que o orgulho é anterior a queda.

O homem pode roubar mentir ou trair por uma pseudo necessidade, porém o homem que está infestado de orgulho, imagina que não precisa de nada, nem de Deus, o orgulho é como um câncer que devora a possibilidade de amar, a harmonia na família, além da unidade na igreja.

O orgulhoso nunca diz: me desculpe, eu errei, por favor me perdoe. O orgulho transforma a fruta mais doce em amarga.

O orgulho é sempre raso e superficial. Ele cresce em qualquer tipo de solo, como erva daninha que nasce sem precisar de cuidado.

O orgulho é um pecado para morte e que separa o homem de Deus.

Um exemplo de orgulho é Nabucodonosor, Rei da Babilônia, dentro de seu palácio, gritando para os seus súditos: Olhe bem para as obras que eu fiz.

E a essência, o resultado do orgulho de Nabucodonosor, foi ele pastando na companhia do gado e comendo capim como se fora uma vaca.

Orgulho é o professor que aproveita toda oportunidade que aparece para exibir sua superioridade intelectual.

Orgulho é aquele cristão pomposo que em toda oportunidade, se gaba de ter uma espiritualidade superior a de todo mundo.

Orgulho é aquele irmão que ficou ofendido porque ninguém reparou nos palitos coloridos que ele trouxe para o almoço da igreja.

Orgulho é o coração inchado cheio de si mesmo.

O orgulho é a base do racismo, pois faz com que um irmão olhe para o outro com superioridade por causa da cor de sua pele. O racismo nasceu no coração de lúcifer.

Você não é melhor do que ninguém.

“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lucas 14:11)

Orgulho é um espírito demoníaco que provoca o anti-semitismo, foi esse espírito que empurrou Hitler para promover o holocausto, matando seis milhões de Judeus, rotulando os Alemães como arianos e Filhos de Deus e rotulando os Judeus como vermes e assassinos de Cristo.

No Titanic, os passageiros de segunda e terceira classes foram trancados em portas de aço, enquanto o navio afundava até que os passageiros de primeira classe fossem colocados nos botes, porque os botes eram em número reduzido, apenas 16. Quando não havia mais tempo, nem condições, abriram as portas e como formigas ensandecidas eles subiam, mas o Titanic já estava afundando.

O orgulho fez isso.

Se o orgulho está em sua boca em seu pensamento ou em seu espírito liberte-se agora mesmo do orgulho senão ele destruirá a sua alma.

 


10 respostas para “TITANIC: Um frontal ataque a Soberania de Deus!”

  1. Vinicius Ventura disse:

    hoje em dia com a crescente onda da tecnologia pessoas vem perdendo o temor a Deus a ponto de duvidarem de sua existência!

  2. Naylson Lima disse:

    Não existe nenhum relato histórico que compre que a frase ‘Nem deus pode afundar esse navio’ tenha mesmo sido dita, o Titanic afundou por uma série de erros que vão desde a sua construção até a noite do naufrágio, como o incêndio que ocorreu na sala da caldeira 5 e que só foi controlado no dia anterior ao choque com o iceberg, o calor do fogo e a água gelada do oceano podem ter contribuído para o enfraquecimento do aço. Na época do Titanic não exista a solda, as chapas de aço eram pregadas por rebites, rebites esses que não suportaram a pressão na hora do naufrágio e se quebraram como vidros contribuindo assim para que mais água entrasse nos compartimentos do navio. As portas estanques não iam além do convéns, assim, a medida em que a água ia entrando e passado pelos compartimentos a prova d’água faziam com que a proa do navio descesse e a polpa subisse, com essa inclinação o navio recebia uma explosão hidráulica por cima, por baixo e pelos lados do navio. O Titanic era dotado de fundo duplo, mas não de casco duplo, por isso o iceberg facilmente raspou todo o seu casco, dos 16 compartimentos ele poderia flutuar com até 4 inundados e foi isso o que aconteceu, mas devido o enfraquecimento do aço causado pelo incêndio a parede estanque que separavam as salas das caldeiras 5 e 6 foi destruída, fazendo com que os 5 compartimentos inundassem, a relatos de um dos ‘negros’ que fala exatamente sobre a parede d’água que se formou nesse momento. O contrato da White Star Line com a Harland & Wolff previam a construção dos 3 maiores avios do mundo, até eão eram chamados e 400, 401 e 402. O navio chamado de 400 ganhou o nome de Olymic, o 401 recebeu o nome de Titanic, pois foi uma menção aos inimigos dos olimpianos e não uma ‘afronta a deus’.

    • Jose de Alcântara disse:

      Diante de tanta contestação, por parte de sua mente nebulosa e temerária, posso dizer com toda convicção que seus esquivos humanos, não vai mudar em nada o acontecido, mas vai fazer vc refletir sobre a soberania de um DEUS que está no comando de todas as coisas!!

    • Mara disse:

      Tudo o que você diz pode ter sentido, mas você já pensou em quem colocou aquele iceberg naquele exato local? quem controla a natureza? como tripulantes tão experientes não viram nem previram isto? O que ocorreu para que demorassem a ouvir o pedido de socorro?
      Ninguém afronta a Deus e fica impune.Pense nisso.
      Deus, é o Senhor de todas as coisas , foi ele quem criou o mundo e o que nele há. Nada acontece sem sua permissão. Chegará o dia onde todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

    • Gustavo disse:

      Excelente comentário!!!
      Necessário para esse post. Mostra como é bom pesquisarmos antes de falarmos sobre qualquer assunto.
      Infelizmente a maioria das pessoas não questiona as informacões q recebe e as aceita como verdade.
      Simplesmente falar q o nome Titanic é uma afronta a Deus foi muito… eu nem sei a palavra certa pra caracterizar isso, talvez sem lógica: os titans estão inclusos na mitologia grega e Deus nao faz parte dela. Seria uma afronta, talvez, aos deuses da mitologia grega.
      Não estou aqui pra criar contenda. Mas temos que saber do q estamos falando, para que não aconteça o que eu vejo muito por ai: cristãos defendendo suas opiniões e crenças sem argumentos coerentens e fortes.Muitas vezes compartilho da mesma opinião que eles mas uso os mesmos argumentos, argumentos esses que sao claramente de uma pessoa q não tem conhecimento sobre o assunto.

      OBS: também sou cristão.

    • franciele azevedo disse:

      Existe um documento sim, a passagiera Alberta Cadwell disse esta frase que ouviu do dono do navio J.Bruce Ismay.

  3. Naylson Lima disse:

    Repito, não há nenhum relato histórico que comprove a autenticidade da frase acima citada. Toda a publicidade da época foi envolta do RMS Olympic e não do RMS Titanic, O Titanic poderia flutuar com 4 desses compartimentos inundados, e a sua tese de inafundável ganhou força quando o seu “irmão” RMS Olympic, colidiu com o navio HMS Hawke. Dois compartimentos do casco do Olympic( que tinha o mesmo sistema de comportas do Titanic) foram avariados, porém o navio seguiu viagem normalmente, indo de Southampton a Nova York e logo depois retornando a Belfast para reparos (atrasando a primeira data da viagem inaugural do Titanic). Depois desse acidente, a imprensa britânica deu ao Titanic o título de “inafundável”, mas nada relacionado a religião ou crenças foi mencionado nessas matérias. A operadora do Titanic, nunca disse que o navio era à prova de um naufrágio e que tais boatos só surgiram após o desastre.

    • franciele azevedo disse:

      Existe um documento sim, a passagiera Alberta Cadwell disse esta frase que ouviu do dono do navio J.Bruce Ismay.Ele disse esta frase

  4. Alexandre Madureira disse:

    Então quer dizer que Deus afundou o Titanic pelo nome dado e pela sua comparação a um trabalho dele… Então VC me diz q Deus matou mais de 1500 pessoas (a maioria inocentes)….e pior cometendo o mesmo pecado q ele abomina que é o orgulho…meio distorcido esses fatos…

  5. Antonio Souza disse:

    A unica certeza que eu tenho e que a Arca de Noe aguentou 40 dias e 40 noites de Diluvio ,tinha a promessa de Deus . O resto e bobagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *